Duas sopas "menos é mais"



Muitas vezes me vejo adepta à filosofia menos é mais” na culinária. Quando me interesso por uma receita complexa e deliciosa, começo a prepara-la subtraindo os ingredientes, assim vou descobrindo que diferença cada ingrediente faz e muitas vezes descubro que aquela receita com trinta ingredientes e dez processos pode ser deliciosa com quatro ingredientes e apenas um processo. Eu adoro sopa, antes só gostava mesmo da de ervilha, mas achava que só era boa por causa da carne de porco. Aí quando parei de comer carne achei que não teria graça, mas me surpreendi! Hoje ela leva apenas as ervilhas, alho, sal, pimenta do reino e um fio de azeite para finalizar e fica uma delícia! Mas ela também já foi composta por cebola, curry, pimenta do reino, cominho e salsinha, além dos ingredientes básicos que uso atualmente!  A partir da simples e saborosa sopa de ervilha comecei a ampliar meus horizontes no mundo das sopas. O processo de ir tirando ingredientes também aconteceu com a sopa de cebola. Como cebola caramelizada já é uma delícia, só precisei me preocupar em acrescentar um ingrediente que desse cremosidade. Esse ingrediente era a batata asterix, mas para tornar a receita mais nutritiva, a substituí pelo inhame que é cremoso e tem o sabor bem neutro que deixa a cebola caramelizada brilhar. Essas duas sopas são tão simples quanto saborosas! Recomento esta sopa de cebola na versão com inhame para sair de um resfriado, ela sempre me ajuda: reforça o sistema imunológico e dá uma energia (que as vezes parece até magia), é o poder de cura dos alimentos! 

Sopa de cebola  
1 cebola grande  
1 Inhame grande  
Azeite  
Sal e pimenta do reino a gosto
Corte a cebola em tiras e corte o inhame em cubos médios. Em fogo médio, refogue a cebola no azeite até que ela fique dourada. Acrescente o sal, o inhame e cubra com água, tampe e deixe cozinhar. Quando o inhame estiver cozido, prove e acerte o sal. Desligue o fogo, bata a sopa no liquidificador com um pouco de água gelada, se seu liquidificador tiver o copo de plástico, até virar um creme. Volte a sopa para panela, aqueça e sirva com um fio de azeite e pimenta do reino. Outra opção é servir com as tiras de cebola inteiras, é só pescar o inhame e batê-lo sem a cebola no liquidificador e depois misturá-lo na hora de aquecer. 



Sopa de ervilhas  
500gr de ervilha seca partida (a de pacote) 
4 dentes de alho 
Azeite 
Sal e pimenta do reino a gosto 
Lave as ervilhas e reserve. Esmague os alhos e aqueça-os com azeite numa panela de pressão, acrescente as ervilhas lavadas e uma colher de chá de sal e refogue. Acrescente água filtrada 3 dedos acima do nível das ervilhas, misture, tampe. Assim que pegar pressão, marque 15 minutos, tire a pressão, mexa e verifique o ponto: as ervilhas devem estar se desmanchando, se não estiverem, leve à pressão novamente até atingir o ponto. Por fim, prove, corrija o sal e acrescente a pimenta do reino. O ponto do sal nesta sopa é um pouco acima do comum, mas antes de ficar muito salgado. Cuidado para não salgar demais! Prefira o sal marinho que é riquíssimo em minerais. Sirva com um fio de azeite extra virgem.

Comentários

Postagens mais visitadas