Comida-conforto

 



Não sei como uma massa cozida no ponto certo, refogada num fio de azeite e tomate fresco pode ser tão bom, mas a dúvida não me acanha, só me faz querer degustar mais vezes procurando (ou não) a explicação! Eu me esforçava tanto pra fazer uma comida gostosa e depois de desconstruir, comecei a preparar os pratos mais gostosos, minimalismo até na comida! Faço esse macarrão parafuso simples, salpico salsinha ou manjericão fresco e amendoim torrado por cima naqueles momentos de pressa que não abro mão de comer bem. Outra forma que preparo é acompanhado de almondegas de berinjela e lentilha, desse jeito demora um pouco mais para preparar – se você já não tiver as almondegas congeladas, aí é só fritar - mas tem aquele quê de especial. Essa almondega é uma adaptação de uma receita da Sandra do Papacapim (adooooro!) e fica tão gostosa que serve de patê se você suprimir a aveia e o amido de milho da receita. 
 
Almondegas (ou patê ou hambúrguer) de lentilha e berinjela  
1 berinjelas grande  
1 x de lentilha   
1 cc de sal  
2 dentes de alho amassado ou picados  
1 punhado de salsinha picada 
1 cc de cominho  
½ cc de semente de coentro em pó 
1 cc de páprica picante 
1 cs de chia ou linhaça triturada 
2 cs de amido de milho 
4 cs de aveia fina  
Óleo para fritar 

   Deixe a lentilha de molho por 12 horas, para neutralizar o fitato (um antinutriente presente nos feijões que reduz a absorção de nutrientes no nosso organismo). 

Corte a berinjela no sentido do comprimento e faça cortes cruzados na polpa. Coloque-as em uma assadeira com a parte da polpa para cima, regue com um fio de azeite e leve ao forno em fogo médio. Quando a polpa estiver macia, tire do forno e retire a polpa com auxílio de uma colher. 

Cozinhe a lentilha na água enquanto a berinjela assa. O cozimento pode demorar de 10 a 30 minutos dependendo do tempo que ficou de molho. Quando os grãos estiverem bem macios, escorra a lentilha e misture a berinjela e os temperos. Com garfo ou socador de feijão, amasse a mistura desmanchando alguns grãos de lentilha. Aqui você tem um patê rústico delicioso. Para almondegas e/ou hambúrgueres, acrescente o amido de milho e a aveia e misture. Modele bolinhas de almondegas ou hambúrgueres e disponha numa forma ou travessa e leve ao freezer por aproximadamente 1h ou até que estejam congelados e transfira para um pote com tampa e pode sair direto do freezer para a frigideira. Frite, congelados ou não, as almondegas em óleo quente por imersão, em fogo médio, e os hambúrgueres numa frigideira antiaderente ou chapa com um fio de azeite. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas