Saboreie o preparo

Não é mais questão de bem-estar, é um desafio: fazer comida sem glúten e gostosa! Não precisa ter o sabor igual à versão original, precisa ter presença! E quando a criatividade engrena o mundo é nosso! Felizmente não tenho doença celíaca, então experimento toda gostosura com glúten do mundo aí tento fazer versões sem glúten. Assim, resumindo né, por que perdi a paciência algumas vezes... Mas depois que vi aquele filme Julie & Julia (2009) me lembrei que gosto de cozinhar e posso desfrutar do ato de cozinhar assim como do ato de comer. Então relaxei e passei 3hs do meu domingo preparando uma lasanha vegana e sem glúten, de boas. Na verdade não demora tanto assim, é que eu sou devagar e estava curtindo meu momento. Mas a lasanha é outro capítulo, agora quero apresentar essa massa levinha, saborosa, vegana e sem glúten que serve pra várias preparações! Com ela até agora tive sucesso em fazer pizza de frigideira, pão de frigideira (tipo sírio) e lasanha!

Mix de farinha sem glúten 
Esse mix é genial (não foi eu que criei, claro ¬¬ )! Por enquanto, tem dado certo na substituição da farinha de trigo nas receitas que ando testando. 
2 x de farinha de arroz (integral ou branca)
1/2 x de fécula de batata   
1/3 x de farinha de polvilho doce  
1 colher de goma xantana (opcional, mas recomendado)   
Misture todos os ingredientes e o resultado é 500g de farinha sem glúten.   

a tal da massa esperando pra virar lasanha


Massa multiuso e sem glúten  
1 x de mix de farinha sem glúten 
1/2 x de água morna 
cc de sal    
cs de azeite  
cs de farinha de linhaça 
Misture o mix, a linhaça e o sal. Depois acrescente o azeite e  vá colocando a água aos poucos, misture a massa com a mão, pode ser que você use um pouco mais ou um pouco menos de água, dependendo da temperatura ambiente. Quando a massa estiver moldável, está no ponto. Para pão ou pizza de frigideira, divida a massa em 5 bolinhas, enfarinhe uma bancada e abra uma a uma com ajuda de um rolo ou garrafa, formando discos. Para lasanha abras em partes e corte em tiras grossas.

Comentários

Postagens mais visitadas